Tuesday, 23 October 2007

Planeamento

Hoje, o tema da aula que dei a uma das minhas turmas foi a função de Planeamento na empresa.

Quando estava a preparar a aula, encontrei os seguintes passos a seguir para efectuar um bom plano, na bibliografia de referência para a disciplina:

  1. Análise crítica da situação num determinado momento
  2. Previsão de evoluções prováveis
  3. Definição dos objectivos a atingir
  4. Descrição precisa dos meios a utilizar para atingir os objectivos
  5. Estabelecimento de elementos de controlo para aferir do grau de realização ou não dos objectivos e do plano
  6. Reformulação do plano, em caso de desvios significativos em relação ao planeado.

Vem isto a propósito do artigo "Stop making plans, start making decisions", em que são criticados os processos de planeamento periódicos, usuais na maioria das empresas actuais, e expostas as suas lacunas, e é proposto um processo de planeamento contínuo e mais sistemático. Fiquei surpreendido por ver que não se trata de uma ideia nova, e que está implicitamente presente num manual de Técnicas de Organização Empresarial dos anos 90 para o ensino secundário (lecciono a disciplina de Organização de Empresas e Aplicações de Gestão).

Outra coisa que me chamou a atenção, foi que as primeiras quatro etapas descrevem um método de tomada de decisão empresarial. No primeiro passo, avalia-se a situação actual, "the current state of affairs". No segundo, identificam-se as principais restrições impostas ao decisor, e que estão fora do seu controlo, como, por exemplo, a taxa de inflação prevista, o preço do petróleo, o crescimento económico e sectorial previsto, etc. No terceiro, estabelecem-se os objectivos a atingir, "the desired state of affairs". Por fim, no quarto passo, define-se qual o caminho a seguir para atingir os objectivos. Temos aqui todos os componentes de um processo de tomada de decisão: "para onde", "de onde", "como", e restrições.

Este processo ainda é realimentado por elementos de controlo, que verificam se a decisão está a ser bem executada e avaliam a necessidade de realizar ajustamentos.

Será este um bom processo de tomada de decisão empresarial? Já agora, mais uma pergunta, esta sequência de passos, é um método, uma metodologia, uma heurística ou um algoritmo?

1 comment:

Zézinha_Trig said...

è um bom método que também uzei e vi em outros lados antes de simplificar para 3 passos. Mmas´´e planeamento?