Após alguma reflexão, cheguei à conclusão de que os artigos que aqui publiquei sobre a História dos DSS, baseados num artigo do site DSSResources.com apresentam uma perspectiva com a qual não estou totalmente de acordo.
Assim, passo a considerar três etapas na evolução dos sistemas de apoio à decisão:
O Início - Sistemas Orientados por Modelos (Anos 80)
Os DSS nasceram da necessidade de estruturar os problemas de decisão através de modelos. A modelação pode ser entendida como o processo de estruturação do conhecimento, fazendo-se uma abstracção do que é realmente importante num problema (os objectos e as relações entre eles) e deixando de parte o que é acessório.
Assim, nesta fase, os esforços focaram-se essencialmente na construção de modelos que representassem o mais fielmente possível o conhecimento acerca de determinado problema, na explicitação das regras.
A Actualidade - Sistemas Orientados por Dados (Anos 90 - 00)
Na fase inicial da evolução dos DSS, criaram-se modelos extremamente sofisticados, baseados em áreas tão diversas como a Investigação Operacional, Inteligência Artificial e Estatística.
Na verdade, construiram-se excelentes modelos, que representavam fielmente os problemas, mas que acabaram por cair por terra. Isto aconteceu porque qualquer modelo necessita de ser validado na prática, usando dados concretos, mas que muitas vezes não existiam.
Assim, abandonaram-se os modelos, e os esforços concentraram-se essencialmente nos dados. Deste modo, na actualidade existem armazéns de dados corporativos de grandes dimensões (há alguns anos atrás o data warehouse da cadeia de retalho norte-americana Wal-Mart tinha 24 TeraBytes de dados), com dados de toda a organização, sejam eles relevantes para análise ou não. A partir de 2 dados, podem-se construir n indicadores, sejam eles úteis ou não, e foi isso que aconteceu.
Creio que hoje estamos numa fase de transição entre o que acabei de descrever e o futuro dos DSS. Hoje, embora ainda muito orientados a dados, os sistemas de apoio à decisão procuram-se basear nos dados mais pertinentes para a análise, e já se faz uso do conceito de metadados, o que, na minha perspectiva, traduz uma ainda incipiente tentativa de integração de dados e modelos, que ainda é frequentemente descurada.
O Futuro - Sistemas Integrados de Apoio à Decisão (anos 00 ->)
O futuro dos DSS passará necessariamente pela integração de dados e modelos, validando-se mutuamente, e gerando conhecimento. Conhecimento = dados + modelos. São as duas faces da mesma moeda, os dados e os modelos não são completos uns sem os outros.
1 comment:
Agora sim gostei e os desenhos estãooptimos. Só não gostei do comentário sobre a ministra mas isso... percebo.
Post a Comment