Friday 12 October 2007

História dos Sistemas de Suporte à Decisão

As Origens

As origens dos DSS remontam aos anos 60, quando começou o estudo sistemático de modelos quantitativos informatizados para suportar os processos de planeamento e tomada de decisão. Ferguson e Jones (1969) publicaram o primeiro estudo experimental utilizando um sistema informatizado de apoio à decisão, sobre scheduling da produção.

Sistemas Orientados por Modelos

Um DSS orientado por modelos foca-se em modelos de optimização, simulação e financeiros.

A primeira ferramenta comercial para a construção de DSS orientados por modelos financeiros e quantitativos designava-se por IFPS (Interactive Financial Planning System), e foi desenvolvida no final dos anos 70.

Em 1978 nasceu a primeira grande aplicação para PCs. Designava-se "VisiCalc", foi desenvolvida por Dan Bricklin e Bob Frankston, e tornou possível o desenvolvimento de muitos DSS pessoais orientados por modelos para utilização de gestores, a um custo razoável.

Sistemas Orientados por Dados

De um modo geral, um DSS orientado por dados foca-se no acesso e manipulação de uma série temporal de dados corporativos e, por vezes, de dados externos. Os primeiros sistemas deste tipo designavam-se por Sistemas de Informação Analíticos (Alter, 1980).

Um dos primeiros DSS orientados por dados era um pacote de software baseado em APL chamado AAIMS (An Analytical Information Management System), e foi desenvolvido entre 1970 e 1974 por Richard Klaas e Charles Weiss para a American Airlines.

Os primeiros Executive Information Systems foram desenvolvidos pela Northwest Industries e pela Lokheed. Uma grande contribuição para o crescimento dos EIS foi o aparecimento de EIS comerciais em meados da década de 80. O Command Center da Pilot Software e o Commander EIS da Commshare tornaram mais fácil às organizações disponibilizarem funcionalidades de desenho de ecrãns simples, importação de dados, interfaces amigáveis e acesso a dados externos.

Em 1990, o Data Warehousing e o OLAP (On-Line Analytical Processing) alargaram o campo dos EIS e definiram uma categoria mais ampla de DSS.

Bill Inmon e Ralph Kimball promoveram DSS baseados em bases de dados relacionais. Para muitos na área dos Sistemas de informação, os primeiros DSS de que tinham conhecimento eram baseados em Oracle ou DB2. Ralph Kimball é "O Doutor dos DSS", e Bill inmon é "O pai do Data Warehouse".

Em 1995, o DSS orientado por dados da Wal-Mart tinha uma dimensão de mais de 5 terabytes, crescendo para mais de 24 terabytes em 1997, tornando-se no maior Data Warehouse a nível mundial.

(Continua...)

No comments: