Saturday 20 October 2007

DSS Simples em Excel

Aqui fica um DSS muito simples, elaborado em Excel na aula de SIAD.

O objectivo é decidir até onde podem ir as minhas despesas pessoais mensais, assumindo os seguintes pressupostos:
  • Para cobrir despesas superiores ao rendimento disponível, recorro a um empréstimo a uma taxa anual de 10%;

  • Caso as despesas sejam inferiores ao rendimento, aplico o excedente a uma taxa de 5%

  • Os meus rendimentos aumentam 2,1% anualmente.

Descrita a situação actual, estabeleci como objectivo maximizar as minhas despesas de forma a não ter dívidas dentro de 4 anos, partindo de um rendimento mensal de €1500.

Aqui está o resultado:




  • Juros positivos acrescem às despesas do mês seguinte;
  • Juros negativos representam rendimentos a abater nas despesas .

3 comments:

cxp said...

ola! Encontrei o teu blog :).
Ainda nao tive tempo para estar a ler...mas volto cá;).
By the way a foto tá mto big, don't you Think so?
fica bem :]

Filipe Nunes said...

Olá!

A questão da foto é uma crítica recorrente. Temos que combinar para me tirares uma foto como deve de ser.... ;)

cxp said...

podes é colocar + pequena...ah! e faça favor de passar pelo meu blog!!!