Thursday 18 October 2007

História dos DSS II

Sistemas Orientados por Comunicações

Os DSS orientados por comunicações usam tecnologias de redes e comunicações no sentido de facilitar a colaboração e comunicação entre os diversos intervenientes no processo de tomada de decisão. Nestes sistemas, as tecnologias de comunicação são o componente dominante da arquitectura. As ferramentas utilizadas incluiam, por exemplo, groupware e video-conferência.

No início dos anos 80, um grupo de investigadores criou uma nova categoria de software para apoiar os processos de tomada de decisão em grupo, designada por GDSS (Group DSS), de que são exemplo o Mindsight da Exucom Systems, o GroupSystems, da Universidade do Arizona, nos EUA e o SAMM da Universidade do Minnesota, EUA.

De um modo geral, o groupware, a video e a audio-conferência são as principais tecnologias usadas nos DSS orientados por comunicações. Nos últimos anos, a Internet expandiu em muito as potencialidades deste tipo de sistemas.

Sistemas Orientados por Documentos

Um DSS orientado por documentos utiliza espaço de aramazenamento e tecnologias de processamento, disponibilizando funcionalidades de acesso e análise de documentos. Grandes bases de dados documentais podem incluir documentos digitalizados, em hipertexto, imagens sons e vídeo. Um DSS orientado por documentos pode, por exemplo, aceder a políticas e procediemntos, especificações de produtos, catálogos e documentos históricos, incluíndo correspondência e actas de reuniões. As principais ferramentas usadas por este tipo de sistema são, em larga medida, motores de busca. Também se designam por DSS orientados por texto.

Sistemas Orientados por Conhecimento

Os DSS orientados por conhecimento podem sugerir ou recomendar linhas de acção aos gestores. Tratam-se de sistemas periciais, com heurísticas especializadas na resolução de problemas. A "perícia" consiste em conhecimento acerca de um determinado domínio, compreendendo os problemas no âmbito deste domínio e "competência" na resolução de alguns destes problemas. São o produto, em grande medida, da contribuição da Inteligência Artificial para os DSS.

O sistema pericial DENDRAL foi criado em 1965 por um grupo de investigadores liderados por Edward Feigenbaum na Universidade de Stanford. O DENDRAL levou ao desenvolvimento de outros sistemas baseados em regras, incluíndo o MYCIN, que auxiliava os médicos no diagnóstico de doênças hematológicas a partir de um conjunto de sintomas.

Sistemas Baseados na Web

A partir de aprocimadamente 1995, a WWW e a Internet constituiram uma plataforma tecnológica que potenciou as funcionalidades dos DSS. O lançamento do HTML 2.0, possibilitando a criação de formulários e tabelas, foi um importante ponto de viragem no desenvolvimento de DSS baseados na Web.

Em 1996-97 foram desenvolvidas intranets corporativas, facilitando a troca de informação e conhecimento. As principais ferramentas de apoio à decisão incluiam queries ad hoc, OLAP e data mining. Os DSS corporativos tornaram-se extremamente populares, sobretudo nas grandes empresas.

Em 1999, foram introduzidas novas ferramentas analíticas baseadas na Web. A maioria dos fabricantes de bases de dados focaram-se no desenvolvimento de soluções de business intelligence basadas na Web. Em 2000, os ASPs (Application Service Providers) começaram a armazenar o software aplicacional e a infraestrutura técnica necessários para os DSS. O ano 2000 ficou conhecido como "o ano do portal", em que foram desenvolvidos sofisticados portais corporativos, combinando portais informativos, knowledge management, business intelligence e DSS orientados por comunicações, tudo isto num ambiente Web integrado.

Fonte: DSSResources.com

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